nossa história

A denominação da Escola foi escolhida em homenagem  a Jovelina Gomes dos Santos, professora, nascida na cidade de Serrita, PE, em 18 de fevereiro de 1918. De origem humilde, filha de um agricultor, Joaquim Gomes dos Santos e de uma costureira Diolina Gomes dos Santos, oriunda de uma família de cinco irmãos.

Jovelina sempre demonstrou muito gosto pelos estudos, tendo cursado as primeiras séries na cidade de Serrita. Em 1932 o seu pai com muita dificuldade por estar ocorrendo uma grande seca no sertão de Pernambuco, deslocou-se com a família para a cidade de São Gonçalo na Paraíba a fim de trabalhar na construção de um grande açude. Foi aí que ela continuou os seus estudos na cidade de Cajazeiras, PB, onde fez o curso Normal Rural.

Depois de formada, a Professora Jovelina teve a felicidade de ser nomeada para trabalhar em uma Escola na cidade de Canaã, na Paraíba, onde ficou morando em companhia de uma Senhora e de uma criança que adotara.

Nesta época os seus pais resolveram voltar com a família para a cidade de Serrita, PE, sua terra natal, mas a professora Jovelina pediu aos pais para ficar em Canaã até terminar o ano letivo a fim de não prejudicar a aprendizagem dos seus alunos, no que foi atendida pelos pais.

Neste período, ela faleceu no 28 de Julho de 1943. A cidade de Canaã ficou de luto com a perda de sua Professora tão amada. (Atualmente a cidade de Canaã é denominada de Uiraúnas). Para que sua memória ficasse preservada a família da Professora Jovelina construiu essa Escola.

METAS
O CEPJ prioriza suas metas baseadas no princípio de formação de alunos comprometidos com os problemas sociais para que se tornem no futuro, adultos atuantes; buscando a excelência no ensino e novas experiências pedagógicas.
 Com essa intenção promovemos:

O desenvolvimento de ações unificadas dentro da Escola envolvendo alunos, professores, pessoal técnico-administrativo, família e comunidade na busca e na prática do bem social;

Investimento no professor, realizando reuniões pedagógicas e apoio em sua formação profissional acadêmica;

Promoção de ações que favoreçam a construção da aprendizagem do aluno através de técnicas diversificadas, utilizando recursos didáticos variados de modo a enriquecer o dia a dia em sala de aula;

Construção de projetos especiais que garantam a permanência e o interesse do aluno pelo processo educativo, tais como a nossa Mostra Literária que vem com a abordagem a Grandes Escritores Brasileiros, levando o educando a reconhecer a importância desses ícones.

Envolvimento da família no processo de aprendizagem do aluno, através de reuniões e participação nos projetos da Escola;

Respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação nas relações interpessoais, públicas e privadas;

Igualdade de direitos de forma a garantir a equidade de todos os níveis;

Participação de todos os componentes da Escola nas decisões a serem tomadas de acordo com os aspectos a serem decididos.
Proposta pedagógica
Na Educação Infantil, promovemos situações nas quais as crianças avancem progressivamente nas diferentes linguagens: expressão oral e corporal, desenho, expressão artística, matemática dentre outras, para favorecer a comunicação dos seus desejos, emoções, idéias, e constantes interações com outras pessoas, facilitando assim, a mediação com a cultura e os conhecimentos No Ensino Fundamental, a Proposta Pedagógica da Escola privilegia o ensino como aquisição do conhecimento, o desenvolvimento de uma formação integral das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização. "O Centro Educacional Professora Jovelina adota a metodologia pedagógica sócio-construtivista para o trabalho com os alunos de Ensino Fundamental."

LEMBRETE

SEJAM BEM-VINDOS!