NOSSA BANDEIRA
A bandeira de uma escola é um dos mais importantes símbolos que a caracterizam e funciona como uma espécie de marca registrada da mesma. A Bandeira do Centro Educacional Professora Jovelina foi instituída no dia 04 abril, no ano de 2016, tendo sido desenhada por Joseane do Carmo Santana, na gestão da Diretora e pedagoga Maria Zuleide Moreira Lira, fundadora do Centro Educacional Professora Jovelina. SÍMBOLOS: - A cor azul representa o céu, as águas dos rios e mares e o nosso compromisso de evitar a poluição das águas do nosso planeta. - A cor branca simboliza o desejo pela paz em todas as nações. - A cor vermelha simboliza a nossa energia e o amor que temos por nossa escola. - O ramo verde representa as matas brasileiras e a nossa responsabilidade pela sustentabilidade ambiental. AS ESTRELAS REPRESENTAM OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO Os autores do "Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI", elaborado em 1998, construíram quatro pilares que consideravam essenciais para que "a educação apareça como uma experiência global, a levar a cabo ao longo de toda a vida, no plano cognitivo e prático, para o indivíduo enquanto pessoa e membro da sociedade" (DELORS, 2002). Estes quatro pilares da educação são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar. Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas. Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum. Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo. Devemos respeitar e valorizar a nossa Bandeira, pois ela é o símbolo maior da nossa Escola, ela nos representará nas ocasiões mais importantes: sociais, cívicas, esportivas etc.

LEMBRETE

VOLTA ÀS AULAS - 01 DE FEVEREIRO